quarta-feira, 31 de outubro de 2007

3° ENCONTRO-2007 DE EMPRESAS, ENTIDADES E DEFENSORES DA PRAÇA OTÁVIO ROCHA

O 3º Encontro aconteceu no dia 24 de outubro de 2007, às 15h, no Salão Topázio, do Plaza Porto Alegre Hotel (Plazinha), com a presença das seguintes pessoas:

Letícia (Café do Ponto), Ninita (Colaborador), Muhammad (Colaborador), Baltazar (Hotel Continental), Rosi Luz (Linna Festas), Jorge Alberi (Plaza Hotéis), Georgeney (Plaza Hotéis) e Vavá Darriaga (Plaza Hotéis).

Convocação extraordinária para tratar de temas de extrema relevância em razão da urgência que se faz para a conquista rápida e definitiva da posse da Praça Otávio Rocha para comunidade geral do seu entorno, em razão do conhecimento pelo membro Ivan Rech de diretrizes específicas e caminhos rápidos para o sucesso deste intento.

Pauta:
Apresentação Blog.
Apresentação novas imagens da Praça Otávio Rocha.
Criação de uma ONG.

Inicio dos trabalhos foi feito pela Sra. Vavá Darriága apresentado o site/blog , que já está no ar, veículo, de comunicação e interface dos membros do Grupo de defesa de humanização e reurbanização (revitalização) da Praça Otávio Rocha, com acesso e participação de quem interessar possa.
Endereço de acesso: http://pracaotaviorocha.blogspot.com

Apresentado pelo colaborador Muhammed novas e recentes imagens das pessoas que estão ocupando de forma permanente a Praça Otávio Rocha e fazendo dela um ambiente indesejável. Sujando, dormindo, consumindo e vendendo drogas, reciclando lixo, assando carnes. Constata-se que novas pessoas estão se aglomerando na má utilizado deste ambiente público.

Com base nas informações prestadas antecipadamente pelo membro Ivan Rech, foi apresentada a necessidade da formação de uma ONG – Organização Não Governamental, para a eficácia das ações que se pretende realizar na revitalização da Praça Otávio Rocha, que terá como fim em representando os interesses das empresas e moradores do entorno junto à comunidade civil e aos Órgão do Setor Público, com o direito de angariar fundos para o seu propósito através de doações, renúncia fiscal, entre outras possibilidades. Esta proposta foi aprovada ficando no aguardo da formulação da identificação do tipo de ONG que se enquadra aos requisitos ideais para o propósito em discussão, formação de uma minuta para então convocar-se uma assembléia de instalação.

Convocação:
Em razão dos trabalhos assumidos no 2º Encontro, convocamos para nova Reunião no dia 31.10.2007, às 15:00h, no Plaza Porto Alegre Hotel (Plazinha), todos os membros e interessados na Revitalização da Praça Otávio Rocha, com a presença e um representante do Ministério Público e de um representante do 9º Batalhão da Brigada Militar, que tem a responsabilidade pela Região Central de POA-RS.

terça-feira, 30 de outubro de 2007

UM NOVO MUNDO É POSSÍVEL

Confira a mensagem de Baltazar da Silva Chamaniego, Gerente Geral do Business Continental Hotel:

"Hoje, gostaria de solicitar dois minutos de sua atenção. Estamos tentando dar nossa contribuição para melhorar a qualidade de nossas vidas. Para isso, montamos um blog da Praça Otávio Rocha, a qual estamos há anos tentando revitalizar. A última tentativa foi montar um blog interativo, por meio do qual você poderá participar, opinando e votando. Na quarta-feira, dia 31/10/2007, estaremos reunidos no Plaza Porto Alegre - Plazinha - apresentando nossas ações a um representante da Promotoria Pública e da Brigada Militar. Seu voto é muito importante, pois acreditamos que UM NOVO MUNDO É POSSÍVEL."


(...) Pois de tudo fica um pouco.
Fica um pouco de teu queixo
no queixo de tua filha.
De teu áspero silêncio
um pouco ficou, um pouco
nos muros zangados,
nas folhas, mudas, que sobem.

Ficou um pouco de tudo
no pires de porcelana,
dragão partido, flor branca,
ficou um pouco
de ruga na vossa testa,
retrato.

(...) E de tudo fica um pouco.
Oh abre os vidros de loção
e abafa
o insuportável mau cheiro da memória.

(Resíduo)
Carlos Drummond de Andrade

sexta-feira, 26 de outubro de 2007

2°/2007 - ENCONTRO DE EMPRESAS, ENTIDADES E DEFENSORES DA PRAÇA OTÁVIO ROCHA

O 2º Encontro aconteceu no dia 17 de outubro de 2007, às 15,00h, no Salão Mármore do Plaza Porto Alegre Hotel (Plazinha), com a presença das seguintes pessoas:
Abdon Barretto Filho – Plaza Hotéis
Alcir – Acepa/Igreja Luterana
André – Lennea Festas
Andréa – Panvel
Baltazar – Hotel Continental
Diego – Loja Graciosa
Georgeney – Plaza Hotéis.
Ivan – Acepa/Igreja Luterana
Jorge Alberi – Plaza Hotéis
Ligia – Art Fios
Leticia – Café do Ponto
Michele – Café do Ponto
Ricardo – Hotel Master
Vavá Darriaga – Plaza Hotéis
Em debate com palavra aberta, todos se manifestaram, demonstrando desilusão e indignação pelo estado físico em que a Praça Otávio Rocha se encontra e mais pelo uso e ocupação indevida de moradores de rua, consumidores e comerciantes de produtos ilícitos e danosos, servindo, também, como ponto de liciclagem de lixo (parte baixa da Praça).
Debatendo sobre os seguintes temas; Formar Grupo/Comissão permante, Filme do Estado Praça, Custo Filmagem, Resgate de Projetos e Adoção da Praça, chegou-se a seguinte conclusão ;
Criar uma Comissão Permante com no mínimo um encontro fixo mensal.
Conquistar / Buscar a parceria do Setor Público, entidades classistas (Sindicato de Hotéis e CDL), Associação de Moradores do Centro, Ministério Público e outros que possam defender os interesses da comunidade do entorno da Praça Otávio Rocha.
Eliminar o depósito de lixo/ papéis que se faz na ponta de baixo da Praça.
Visita de conscientização e conquista das Empresas e empresarios do entorno da Praça.
Resgatar junto a SMAM do projeto de urbanização da Praça.
Cercar com grades altas a Praça.
Ter Guardas/Seguranças 24 horas.
Produzir material informativo das ações que se pretende.
Criar um grupo de discução/trocas de informação via internet.
Criar uma OCIP (Organização Civil de Interesse Público).
Adotar a Praça.
Ficou definido que os presentes, lista de presenças acima, são os membros efetivos da Comissão Permanente que reunir-se-ão sempre na terceira quarta-feira do mês. A próxima reunião portanto está marcada para o dia 21/11/2007 às 15,00h no Plazinha.
Até a próximas reunião o Grupo formado pelos Srs., Baltazar, Alcir, Ricardo, Diego e Muhamed, farão visitas aos empresarios do entorno da Praça, para lhes fazer conhecer das ações que estão sendo levantadas, conscientiza-los de não mais oferecer lixo e papeis reciclados para os coletores que usam a praça para a reciclagem, entregar o material informativo das ações em discução.
A Sra. Vavá, produzirá material de conscientização das necessidades de defesa dos interesses da devolução da Praça Otávio Rocha à comunidade moradora e produtiva do seu entorno.
O Sr. Ivan convidará a Governança da PM-POA para participar da próxima reunião com objetivo de se extrair informações de procedimentos que facilitem as ações que estão sendo propostas bem como um Representante do Ministério Público.
O Sr. Baltazar e o Sr. Ivan, irão resgatar junto a SMAM o projeto existente de reurbanização da Praça para apresentação ao Grupo na próxima reunião.
Como Pauta para a reunião do dia 21/11/2007, foram sugerido;
Presença da Governança da PM-POA.
Presença da SMAM com projeto de reurbanização da Praça.
Corrigir iluminação da Praça – Instalação de luz branca.
Limpeza e Segurança.
Outros temas sujeitos à sugestão.

quarta-feira, 24 de outubro de 2007

A Dura Realidade




Ação predadora dos moradores da Praça.

Empresários se unem para salvar a Praça Otávio Rocha


Os empresários que atuam nas cercanias da Praça Otávio Rocha, estão se reunindo para formatar ações de recuperação da Praça Otávio Rocha, com a finalidade de acabar com os inquilinos ali instalados e que ameaçam a segurança das pessoas que precisam atravessar o local. A área está tomada por pessoas que traficam drogas e praticam prostituição, além de servir de moradia para alguns, o que torna o local inviável para a finalidade a que se destina. Estão participando da iniciativa Rede Plaza de Hotéis Resorts & SPAs; Igreja Luterana; Linna Festas; Panvel Farmácias; Hotel Continental; Loja Graciosa; Art Fios; Ponto do Café; Hotel Master; CDL; Associação dos Moradores do Centro POA; CEPA; Lojas Renner.