terça-feira, 27 de novembro de 2007

6 ° ENCONTRO-2007 DE EMPRESAS, ENTIDADES E DEFENSORES DA PRAÇA OTÁVIO ROCHA

Sra. Renata Rizzoto apresentando o projeto de revitalização da praça.
Sr. Glênio Bohrer falou sobre as ações do centro.

O 6º Encontro aconteceu no dia 21 de novembro de 2007, às 16,00h, no Salão Mármore do Plaza Porto Alegre Hotel (Plazinha), com a presença dos citados abaixo:
Presentes:
Baltazar - Business Hotel
Alci - CEPA / Igreja Luterana
Ivan - CEPA / Igreja Luterana
Ninita - Colaboradora
Anselmo - Haiti
Jorge Alberi - Plaza Hotéis
Georgeney - Plaza Hotéis
Vavá D’Arriaga - Plaza Hotéis
Gilberto Fontoura - SMGL
Tiberio - SMAM - Norte
Regina Patrocinio - SMAM-2.Centro
Gustavo - SMAM
Sergio - SMAM – Zona Centro
Ana Maria - SMAM – DPC
Renata Rizzoto - SMAM – DPC
Glenio Bohrer - SPM – Viva o Centro
Pauta:
PROJETO DE REVITALIZAÇÃO DA PRAÇA OTÁVIO ROCHA, pela SMAM com a presença da Arquiteta Sra. Renata Salvadori Rizzoto.

Aberto os trabalhos foi passado a palavra a Sra. Renata Rizzoto, que fez a apresentação do Projeto de Revitalização da Praça Otávio Rocha, informando que este Projeto foi elaborado pela equipe de arquitetos da SMAM a pedido dos empresários do entorno da Praça. Que quando se estudou as necessidades de elaboração foi priorizado ações e investimentos exeqüíveis com objetivo claro de se produzir uma ocupação da Praça por moradores, clientes e pessoas passantes e ou em visita ao centro da cidade de Porto Alegre.
No projeto consta reforma com transformação do banheiro público em um ambiente comercial para exploração de um café com lanches rápidos. Este espaço somente poderá ser ocupado através de licitação pública. No que tange ao paisagismo, algumas árvores poderiam ser retiradas, podadas e seriam plantadas novas árvores, recuperando o projeto inicial de se fazer cercas vivas em seus canteiros além de flores e outros elementos que recuperassem a beleza de sua criação.
Este projeto teve como orçamento inicial, base de dados do ano 2000, o valor aproximado de R$ 260.000,00 (duzentos e sessenta mil reais), sendo possível refazer e individualizar as ações de recuperação.
Sendo de interesse e financiado pela comunidade é possível instalar portões de ferro nos acessos à Praça.
Foi permitido pela Sra. Renata Rizzoto que se fotografasse as plantas apresentadas e se de interesse publicadas no blog da Praça Otávio Rocha.
O Sr. Glênio Bohrer, Gerente do Programa Viva o Centro, explanou sobre as futuras ações de revitalização do Centro de Porto Alegre. Informou que na sua Pasta nada consta de recursos para Revitalização de Praças e sim de recuperação e transformação de Ruas em ocupação seletiva de interesse da municipalidade. Com essas ações a Praça Otávio Rocha será beneficiada com a reurbanização da Rua Otávio Rocha e parte de Av. Alberto Bins.
Questionamentos foram efetuados aos representantes dos Órgãos Público presentes e as dúvidas foram sanadas. Pois se firmou o compromisso de se criar uma Associação para defender os interesses comuns dos residentes e comerciantes do entorno com a possibilidade clara de se adotar a Praça Otávio Rocha.
Ficam incumbidos os membros Colaboradores para apresentar minuta de um Estatuto para formação da Associação a ser discutidos no próximo Encontro a ser marcado para a 1ª quinzena do mês de dezembro/2007.

segunda-feira, 19 de novembro de 2007

REUNIÃO - CONVOCAÇÃO 21.11.2007 - 16h00

Confirmamos a Reunião para o dia 21.11.2007 (quarta-feira) às 16h00, no Plaza Porto Alegre Hotel - Plazinha.
Pauta: PROJETO DA SMAM PARA REVITALIZAÇÃO DA PRAÇA OTÁVIO ROCHA -
A Arq. Renata Salvadori Rizzotto vai apresentar o projeto para a Praça Otávio Rocha na próxima quarta feira, dia 21 de novembro, a partir das 16:00 hs. Peço que examinem a possibilidade de realizar a reunião nesta data e que nos informem, se ela for aceita. Acompanhem os passos que avançam o Grupo de Colaboradores para revitalização da Praça Otávio Rocha.

segunda-feira, 12 de novembro de 2007

5° ENCONTRO-2007 DE EMPRESAS, ENTIDADES E DEFENSORES DA PRAÇA OTÁVIO ROCHA

O 5º Encontro aconteceu no dia 07 de novembro de 2007, às 15,00h, no Salão Mármore do Plaza Porto Alegre Hotel (Plazinha), com a presença das seguintes pessoas:
Presentes:
Business Continental – Luiz
Business Hotel – Baltazar
CEPA / Igreja Luterana – Alci
CEPA / Igreja Luterana – Ivan
Colaboradora – Ninita
Colaborador – Muhammad
Linna Festas – Rosi Luz
Plaza Hotéis - Jorge Alberi
Plaza Hotéis – Georgeney
Plaza Hotéis - Vavá D’Arriaga
SMGL - Gilberto Fontoura
SMAM – Norte – Tiberio
SAMA-2.Centro - Regina Patrocinio
DEMLU-2.Centro - Marco
Pauta:
A SMGL - Secretaria Municipal de Governança Local, Sr. Gilberto Fontoura trará a Sra. Regina Patrocínio e Sr. Tibério da SMAM, para esclarecimentos sobre as ações da Secretaria, da adoção da Praça e outros assuntos pertinentes.
DMLU – Lixo no entorno e calçada da praça.
Sr. Tibério da SMAM, comentou sobre as ações da Secretaria, dificuldades e sucessos que se obtém na recuperação e manutenção das Praças Públicas de Porto Alegre. Sobre o projeto de revitalização da Praça Otávio Rocha criado pelos técnicos da SMAM é exeqüível dependendo apenas de licitação. Que o projeto contempla o uso do espaço dos banheiros para uma cafeteria e o ajardinamento e humanização da Praça. Que a licitação pode ser aberta apenas para a cafeteria e que os cuidados do jardim poderão ficar à responsabilidade dos colaboradores da praça se forem organizados. Que a SMAM não te recurso para fazer a reurbanização da praça. Sobre ADOÇÃO da Praça comentou que há legislação pertinente e que pode ser pleiteada por empresas, organizações, consórcios de empresas de cooperação, etc. O Adotante terá a obrigação da manutenção, conservação e limpeza da área interna da praça bem como da iluminação dela. Que o Adotante poderá contar sempre com a colaboração e auxílio da SMAM quando necessário e for possível. Alertou que não existe recursos destinados oriundos de benefícios ou renúncias fiscal, não existe Lei prevendo qualquer forma de recurso de manutenção de praça que fuja ao orçamento da Secretaria.
Orientou para se produzir agilidade no processo de licitação que o grupo de Colaboradores faça um baixo assinado solicitando os procedimentos necessários.
Contra argumento foi pedido para análise, vistas do projeto. Comprometeu-se a apresentá-lo na próxima reunião a ser convocada. Ainda informou que a Praça Otávio Rocha está tombada pelo Município de Porto Alegre o que facilita conquista de recursos oriundos das Leis de benefício a Cultura conforme legislação brasileira.
Perguntado sobre a colocação de portões nos acessos à Praça e não cerca alta, foi dito pelo Sr. Gilberto da SMGL que o órgão competente para deliberar sobre isso é o EPAC. Comentou que é possível tratar com um membro do legislativo para que seja criado alguma lei que favoreça o uso de dinheiro de impostos para a manutenção das Praças e logradouros público.
Sra Regina da SMAM, apresentou sua contrariedade na poda e extinção de qualquer árvore da Praça Otávio Rocha quanto de qualquer lugar do planeta. Justificou sua opinião comentando sobre as cercas vivas criadas em determinados corredores de Porto Alegre, que estas cercas por não serem controladas pela poda, hoje, se transformaram em frondosas e belíssimas árvores. Comentou, também, que no projeto de reurbanização consta estudo que prevê a remoção de algumas árvores da Praça.
Sr. Marco do DMLU disse da dificuldade da retirada de lixos e resíduos do centro de Porto Alegre e o porque da concentração com reciclagem na ponta baixa da Praça. Diz que a solução é complexa mas pode ser revertida. Já estão multando os lojistas que insistem em depositar resíduos naquele ambiente e que se compromete em reforçar o trabalho de conscientização que já foi desenvolvido em oportunidades anteriores.
Foi entregue pelos colaboradores Ivan e Ninnita minutas de Estatuto Social para modelo do que será criado para criação da associação pelo Grupo de Colaboradores para revitalização da Praça Otávio Rocha.
Pré agendado reunião para o dia 21.11.2007 às 15,00h no Plaza Porto Alegre Hotel, para conhecimento do Projeto de Revitalização da Praça Otávio Rocha elaborado pelos técnicos da SMAM.

terça-feira, 6 de novembro de 2007

REUNIÃO - CONVOCAÇÃO 07.11.2007 - 15h00

Prezados Colaboradores,

Confirmamos a Reunião para o dia 07.11.2007 (quarta-feira) às 15h00, no Plaza Porto Alegre Hotel - Plazinha.

Pauta: A SMGL - Secretaria Municipal de Governança Local, Sr. Gilberto Fontoura trará a Sra. Regina Patrocínio da SMAM, para esclarecimentos sobre as ações da Secretaria, da adoção da Praça e outros assuntos pertinentes.

Para conseguir-mos a eficácia em nossas ações é de relevância total o comparecimento de todos os Colaboradores nos encontros programados.

segunda-feira, 5 de novembro de 2007

4° ENCONTRO-2007 DE EMPRESAS, ENTIDADES E DEFENSORES DA PRAÇA OTÁVIO ROCHA

O 4º Encontro aconteceu no dia 31 de outubro de 2007, às 15,00h, no Salão Mármore do Plaza Porto Alegre Hotel (Plazinha), com a presença das seguintes pessoas:
Pauta:
- Receber representantes da Governança Municipal.
- Receber Mj. Gerson Gomes – Cmte do 9º Batalhão da BM
- Apresentação do Flyer
- Divulgado do Blog Praça Otávio Rocha.


Bijout Porto Alegre - Cabrera
Brigada Militar - Mj. Gerson Gomes
Business Continental - Luiz Barcelos
Business Hotel - Baltazar
CEPA / Igreja Luterana - Alci
CEPA / Igreja Luterana - Ivan
Colaboradora - Ninita
Colaborador – Muhammad
Haiti - Anselmo
Jornal do Centro - Fernando
Linna Festas - Rosi Luz
Papelaria Brasil - André
Plaza Hotéis - Jorge Alberi
Plaza Hotéis – Georgeney
Plaza Hotéis - Vavá D’Arriaga
Porto Biju - Sereto
Schiffner - Célio
SMGL - Silvio Belbute
SMGL - Gilberto Fontoura

Dirigindo os trabalhos o Sr. Ivan, informou o comparecimento dos Srs. Silvio Balbute e Gilberto Fontoura, membros SMGL – Governança Municipal. Tomando da Palavra o Sr. Gilberto explanou sobre os trabalhos da Governança junto aos logradouros e praças e dos sucessos que vem obtendo.
Comentou sobre a Praça que fica ao largo da Rua Benjamim Constant, oferecendo como exemplo de como a comunidade conquistou-a aos seus domínios. Sugeriu que as ações que podem garantir a retomada da Praça Otávio Rocha com possilidade de revitaliza-la, são criar uma Associação para liderar os processos necessários, adotar a Praça, ocupa-la com ações e eventos constantes, para inibir a fixação e permanência de moradores e desocupados. Afirmou que poderiam investigar a existência de recursos por renúncia fiscal para ser aplicados em casos como o que este Grupo se propõe. Afirmou que sendo do interesse do Grupo trará para debate o Presidente da SMAM com os projetos que já existam de revitalização para conhecimento e continuidade se possível.
Compareceu, também, à convite do membro Sr. Baltazar o Mj. Gerson Gomes que comanda o 9º Batalhão da BM que atende a comunidade do centro de Porto Alegre. Comentou este sobre as ações que a BM tem feito desde que assumiu a responsabilidade pelo centro, entre elas, o apoio as organizações municipal junto ao combate do comércio informal e ilegal, traficantes, desocupados e da nmarginalidade geral estabelecida nesta região. Sugeriu algumas ações para manter a segurança da Praça Otávio Rocha, podar as ávores para facilitar a iluminação noturna, implantarr iluminação branca e forte, cercar a praça, que a comunidade do entorno tenhá na BM um parceiro para a repressão na ocupação e mau uso da Praça. Afirmou que manterá a abordagem diária e permanente junto aos moradores e frequentadores suspeitos da Praça. Solicitou, para uma comunicação direta e eficiente com a BM, um aparelho "nextel" ou similar com facildidade à informação, denúncia, por qualquaer um dos moradores ou emrpesários do entorno da Praça.
Foi apresentado pela Sra. Vavá D'Arriaga o flyer para distribvuição e convite junto aos moradores e proprietários do entor, com objetivo de agregá-los à defesa da revitalização da Praça Otávio Rocha.
Fica pré-agendado Reunião para o dia 07.11.2007 às 15h00, no Plaza Porto Alegre Hotel – Plazinha, para receber representantes da SMAM e tomar conhecimento dos projetos existentes de revitalização da Praça Otávio Rocha.

MATÉRIA NO CORREIO DO POVO


Confira a matéria publicada no dia 26 de outubro no Correio do Povo.

REUNIÃO PARA RECUPERAÇÃO DA PRAÇA OTÁVIO ROCHA SEMPRE REALIZADA NO PLAZA PORTO ALEGRE AVANÇA

A presença de um número expressivo de empresários do entorno da Praça Otávio Rocha e de autoridades (Prefeitura Municipal, Governança Municipal e Brigada Militar) fez avançar o trabalho do grupo. Na reunião realizada no dia 31 de outubro, no Plaza Porto Alegre, foram definidas duas ações importantes a serem tomadas a curto prazo: criação de uma associação da praça Otávio Rocha e adoção da praça por parte dessa associação.



quarta-feira, 31 de outubro de 2007

3° ENCONTRO-2007 DE EMPRESAS, ENTIDADES E DEFENSORES DA PRAÇA OTÁVIO ROCHA

O 3º Encontro aconteceu no dia 24 de outubro de 2007, às 15h, no Salão Topázio, do Plaza Porto Alegre Hotel (Plazinha), com a presença das seguintes pessoas:

Letícia (Café do Ponto), Ninita (Colaborador), Muhammad (Colaborador), Baltazar (Hotel Continental), Rosi Luz (Linna Festas), Jorge Alberi (Plaza Hotéis), Georgeney (Plaza Hotéis) e Vavá Darriaga (Plaza Hotéis).

Convocação extraordinária para tratar de temas de extrema relevância em razão da urgência que se faz para a conquista rápida e definitiva da posse da Praça Otávio Rocha para comunidade geral do seu entorno, em razão do conhecimento pelo membro Ivan Rech de diretrizes específicas e caminhos rápidos para o sucesso deste intento.

Pauta:
Apresentação Blog.
Apresentação novas imagens da Praça Otávio Rocha.
Criação de uma ONG.

Inicio dos trabalhos foi feito pela Sra. Vavá Darriága apresentado o site/blog , que já está no ar, veículo, de comunicação e interface dos membros do Grupo de defesa de humanização e reurbanização (revitalização) da Praça Otávio Rocha, com acesso e participação de quem interessar possa.
Endereço de acesso: http://pracaotaviorocha.blogspot.com

Apresentado pelo colaborador Muhammed novas e recentes imagens das pessoas que estão ocupando de forma permanente a Praça Otávio Rocha e fazendo dela um ambiente indesejável. Sujando, dormindo, consumindo e vendendo drogas, reciclando lixo, assando carnes. Constata-se que novas pessoas estão se aglomerando na má utilizado deste ambiente público.

Com base nas informações prestadas antecipadamente pelo membro Ivan Rech, foi apresentada a necessidade da formação de uma ONG – Organização Não Governamental, para a eficácia das ações que se pretende realizar na revitalização da Praça Otávio Rocha, que terá como fim em representando os interesses das empresas e moradores do entorno junto à comunidade civil e aos Órgão do Setor Público, com o direito de angariar fundos para o seu propósito através de doações, renúncia fiscal, entre outras possibilidades. Esta proposta foi aprovada ficando no aguardo da formulação da identificação do tipo de ONG que se enquadra aos requisitos ideais para o propósito em discussão, formação de uma minuta para então convocar-se uma assembléia de instalação.

Convocação:
Em razão dos trabalhos assumidos no 2º Encontro, convocamos para nova Reunião no dia 31.10.2007, às 15:00h, no Plaza Porto Alegre Hotel (Plazinha), todos os membros e interessados na Revitalização da Praça Otávio Rocha, com a presença e um representante do Ministério Público e de um representante do 9º Batalhão da Brigada Militar, que tem a responsabilidade pela Região Central de POA-RS.

terça-feira, 30 de outubro de 2007

UM NOVO MUNDO É POSSÍVEL

Confira a mensagem de Baltazar da Silva Chamaniego, Gerente Geral do Business Continental Hotel:

"Hoje, gostaria de solicitar dois minutos de sua atenção. Estamos tentando dar nossa contribuição para melhorar a qualidade de nossas vidas. Para isso, montamos um blog da Praça Otávio Rocha, a qual estamos há anos tentando revitalizar. A última tentativa foi montar um blog interativo, por meio do qual você poderá participar, opinando e votando. Na quarta-feira, dia 31/10/2007, estaremos reunidos no Plaza Porto Alegre - Plazinha - apresentando nossas ações a um representante da Promotoria Pública e da Brigada Militar. Seu voto é muito importante, pois acreditamos que UM NOVO MUNDO É POSSÍVEL."


(...) Pois de tudo fica um pouco.
Fica um pouco de teu queixo
no queixo de tua filha.
De teu áspero silêncio
um pouco ficou, um pouco
nos muros zangados,
nas folhas, mudas, que sobem.

Ficou um pouco de tudo
no pires de porcelana,
dragão partido, flor branca,
ficou um pouco
de ruga na vossa testa,
retrato.

(...) E de tudo fica um pouco.
Oh abre os vidros de loção
e abafa
o insuportável mau cheiro da memória.

(Resíduo)
Carlos Drummond de Andrade

sexta-feira, 26 de outubro de 2007

2°/2007 - ENCONTRO DE EMPRESAS, ENTIDADES E DEFENSORES DA PRAÇA OTÁVIO ROCHA

O 2º Encontro aconteceu no dia 17 de outubro de 2007, às 15,00h, no Salão Mármore do Plaza Porto Alegre Hotel (Plazinha), com a presença das seguintes pessoas:
Abdon Barretto Filho – Plaza Hotéis
Alcir – Acepa/Igreja Luterana
André – Lennea Festas
Andréa – Panvel
Baltazar – Hotel Continental
Diego – Loja Graciosa
Georgeney – Plaza Hotéis.
Ivan – Acepa/Igreja Luterana
Jorge Alberi – Plaza Hotéis
Ligia – Art Fios
Leticia – Café do Ponto
Michele – Café do Ponto
Ricardo – Hotel Master
Vavá Darriaga – Plaza Hotéis
Em debate com palavra aberta, todos se manifestaram, demonstrando desilusão e indignação pelo estado físico em que a Praça Otávio Rocha se encontra e mais pelo uso e ocupação indevida de moradores de rua, consumidores e comerciantes de produtos ilícitos e danosos, servindo, também, como ponto de liciclagem de lixo (parte baixa da Praça).
Debatendo sobre os seguintes temas; Formar Grupo/Comissão permante, Filme do Estado Praça, Custo Filmagem, Resgate de Projetos e Adoção da Praça, chegou-se a seguinte conclusão ;
Criar uma Comissão Permante com no mínimo um encontro fixo mensal.
Conquistar / Buscar a parceria do Setor Público, entidades classistas (Sindicato de Hotéis e CDL), Associação de Moradores do Centro, Ministério Público e outros que possam defender os interesses da comunidade do entorno da Praça Otávio Rocha.
Eliminar o depósito de lixo/ papéis que se faz na ponta de baixo da Praça.
Visita de conscientização e conquista das Empresas e empresarios do entorno da Praça.
Resgatar junto a SMAM do projeto de urbanização da Praça.
Cercar com grades altas a Praça.
Ter Guardas/Seguranças 24 horas.
Produzir material informativo das ações que se pretende.
Criar um grupo de discução/trocas de informação via internet.
Criar uma OCIP (Organização Civil de Interesse Público).
Adotar a Praça.
Ficou definido que os presentes, lista de presenças acima, são os membros efetivos da Comissão Permanente que reunir-se-ão sempre na terceira quarta-feira do mês. A próxima reunião portanto está marcada para o dia 21/11/2007 às 15,00h no Plazinha.
Até a próximas reunião o Grupo formado pelos Srs., Baltazar, Alcir, Ricardo, Diego e Muhamed, farão visitas aos empresarios do entorno da Praça, para lhes fazer conhecer das ações que estão sendo levantadas, conscientiza-los de não mais oferecer lixo e papeis reciclados para os coletores que usam a praça para a reciclagem, entregar o material informativo das ações em discução.
A Sra. Vavá, produzirá material de conscientização das necessidades de defesa dos interesses da devolução da Praça Otávio Rocha à comunidade moradora e produtiva do seu entorno.
O Sr. Ivan convidará a Governança da PM-POA para participar da próxima reunião com objetivo de se extrair informações de procedimentos que facilitem as ações que estão sendo propostas bem como um Representante do Ministério Público.
O Sr. Baltazar e o Sr. Ivan, irão resgatar junto a SMAM o projeto existente de reurbanização da Praça para apresentação ao Grupo na próxima reunião.
Como Pauta para a reunião do dia 21/11/2007, foram sugerido;
Presença da Governança da PM-POA.
Presença da SMAM com projeto de reurbanização da Praça.
Corrigir iluminação da Praça – Instalação de luz branca.
Limpeza e Segurança.
Outros temas sujeitos à sugestão.

quarta-feira, 24 de outubro de 2007

A Dura Realidade




Ação predadora dos moradores da Praça.

Empresários se unem para salvar a Praça Otávio Rocha


Os empresários que atuam nas cercanias da Praça Otávio Rocha, estão se reunindo para formatar ações de recuperação da Praça Otávio Rocha, com a finalidade de acabar com os inquilinos ali instalados e que ameaçam a segurança das pessoas que precisam atravessar o local. A área está tomada por pessoas que traficam drogas e praticam prostituição, além de servir de moradia para alguns, o que torna o local inviável para a finalidade a que se destina. Estão participando da iniciativa Rede Plaza de Hotéis Resorts & SPAs; Igreja Luterana; Linna Festas; Panvel Farmácias; Hotel Continental; Loja Graciosa; Art Fios; Ponto do Café; Hotel Master; CDL; Associação dos Moradores do Centro POA; CEPA; Lojas Renner.